A Cirurgia da Mão nasceu devido à necessidade de tratar as graves lesões da II Guerra Mundial. O Professor Lauro Barros de Abreu foi um dos pioneiros da cirurgia da Mão no Brasil e o primeiro a chefiar este grupo. No Pós-Guerra a Cirurgia da Mão era uma disciplina da Ortopedia, graças a incrível visão do então Professor Titular do Departamento de Ortopedia, Professor Godoy Moreira. A cirurgia da Mão congrega e aglutina conhecimentos da Ortopedia, da Traumatologia, Cirurgia de Nervos Periféricos, Cirurgia Plástica, Cirurgia vascular e Transplantes. A partir das décadas de 60 e 70 a Microcirurgia Reconstrutiva agrega mais avanços científicos nesta área do conhecimento científico. Hoje, o Cirurgião de Mão necessita receber treinamento em Microcirurgia Reconstrutiva. Tivemos a sorte de recebermos os ensinamentos dos Professores Lauro Barros de Abreu, Ronaldo Azze e Arnaldo ZumiottI. Graças a muito esforço e dedicação o grupo cresceu e se fortaleceu nas últimas décadas. Criamos o Laboratório de Microcirurgia do IOT HC FMUSP que vem permitindo ensino, treinamento e pesquisa nesta área desde 1996. Este laboratório é um dos principais centros de ensino em Microcirurgia em nosso meio, tendo já treinado inúmeros profissionais. Em 2010 criamos o CEMIM – Centro de Tratamento de Emergências em Microcirurgia Reconstrutiva e Cirurgia da Mão – no IOT HC FMUSP. Graças a este centro expandimos nossa atuação no atendimento de emergência em cirurgias de alta complexidade e passamos a ser um serviço de referência efetivo no sistema de Saúde de nosso país. O Grupo entende a grande responsabilidade de continuar crescendo nos âmbitos da assistência, ensino e pesquisa. Certamente precisamos de apoio e estímulo para enfrentar os enormes desafios. Graças a dedicação de todos conseguimos criar e formar profissionais que muito nos orgulham. Estamos preparados para um futuro de mais realizações e esperamos receber o apoio necessário para atingi-lo.
Prof. Dr. Rames Mattar Junior
O Grupo de Mão e Microcirurgia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clinicas da FMUSP, tem um longo histórico, que remonta dos primórdios mundiais desta especialidade. Podemos afirmar que, todo o desenvolvimento mundial desta especialidade, foi acompanhado pelo nosso grupo. Graças à essa herança, que foi transmitida desde a década de 70, através de vários mentores, temos hoje um grupo de 18 membros, unidos em torno desta especialidade através de reuniões regulares, participação ativa em inúmeros eventos nacionais e internacionais, residência médica de cirurgia da mão, com 8 residentes, estagiários de diferentes partes do Brasil e do mundo, inúmeras publicações em revistas nacionais e internacionais e realização de inúmeras cirurgias de alta complexidade, que aliam todas as áreas da cirurgia da mão associada à microcirurgia reconstrutiva . Junta-se a isto, o serviço de Urgência no Atendimento das Lesões de Alta Complexidade, como os reimplante de membros, que presta um serviço único no Brasil. Dentro deste ambiente acadêmico e assistencial, temos um grupo de excelência, que se dispõe a oferecer o que há de mais atualizado na nossa área, sendo um orgulho para todos nós fazer parte deste time. Este site tem como propósito de mostrar um pouco do trabalho realizado junto ao público leigo, bem como proporcionar um canal de comunicação direto com toda a comunidade da cirurgia da mão, através do acesso à área restrita.
Prof. Dr. Marcelo Rosa de Rezende
O Grupo de Mão e Microcirurgia do IOT foi criado nos anos 70 dentro do departamento da Ortopedia e Traumatologia do HC – FMUSP, com a conjunção dos Professores Ronaldo Azze e Marcos Castro Ferreira. Coincidiu com a introdução da Microcirurgia no Brasil, culminando com o primeiro reimplante de mão realizado no Brasil. Posteriormente tornaram-se Professores titulares respectivamente do Departamento da Ortopedia e Traumatologia e da Disciplina de Cirurgia Plástica. Subsequentemente o Grupo cresceu sob gestão dos Professores Arnaldo Zumiotti e Rames Mattar Jr. Atualmente a coordenação do Grupo é feito pelos Professores Marcelo Rosa e Teng Hsiang Wei, com múltiplas linha de pesquisa e atuação, dentre elas lesão de plexo braquial no adulto e em crianças, artroscopia, microcirurgia reconstrutiva, patologias congênitas e lesões traumáticas da mão e do punho. O Grupo conta com um equipe de atendimento de urgência de Microcirurgia 24h por dia, sendo um dos poucos Centros de Referência de Microcirurgia do Brasil.
Prof. Dr. Teng Hsiang Wei